O que é?
É a retirada da mama feita na maioria dos casos para tratamento ou prevenção do câncer de mama. O tratamento do câncer de mama e a cirurgia evoluíram muito, de modo que tentamos sempre fazer o procedimento mais conservador possível em função da apresentação da doença. Em alguns casos utilizamos de quimioterapia antes da cirurgia para que o tumor regrida de tamanho e possamos fazer uma cirurgia menos agressiva.
Tipos?
A cirurgia poder poupar o máximo de pele, bem como poupar o complexo areolo papilar ou retirar tudo na dependência da extensão e proximidade do acometimento tumoral com estas estruturas. Fazemos a técnica de pesquisa do linfonodo sentinela na axila onde é isolado entre 1 a 4 linfonodos axilares com uso de marcadores feitos no dia da cirurgia. A retirada de todos os linfonodos axilares só é feita no acometimento grosseiro destes vistos no exame físico e de imagem pré-operatórios.
Reconstrução de Mama?
Fazemos a reconstrução imediata na maior parte dos casos com uso de prótese ou retalho de minigrande dorsal lipoenxertado. Somente não indicamos a reconstrução imediata em pacientes idosas que não desejem ou paciente com doenças descompensadas onde o tempo maior de cirurgia pode representar um risco muito aumentado de complicação e descompensação das doenças previamente existentes.
Recuperação?
A paciente em geral tem alta no mesmo dia do procedimento e necessita do uso de analgesia por pelo menos 4 a 5 dias. É orientada que a paciente movimente o ombro e membro superior do lado operado, podendo realizar fisioterapia desde o primeiro dia de pós-operatório. Existe uma limitação parcial na intensidade do esforço físico e amplitude de movimento do membro superior que é progressivamente estimulado sendo liberada após 60 dias.
Tem mais dúvidas, qual o melhor tratamento para seu caso? Consulte com nossos médicos do Instituto de Cirurgia de Joinville, a nossa equipe está sempre pronta para ajudar.
date_rangeAgendar