O que é?
Histerectomia é a retirada do útero (corpo e colo uterino) com ou sem trompas e ovários (anexos uterinos).
Por que fazer uma histerectomia?
São muitas as indicações de histerectomia, a mais comuns são para tratamento de sangramento uterino irregular sem melhora com tratamento clínico (hormonioterapia), crescimento do volume uterino por adenomiose e mioma. Como parte do tratamento da dor por endometriose quando a paciente já tem filhos e não deseja tentar fazer um tratamento conservador para aumentar fertilidade.
Tipos?
Existem vários tipos de histerectomias, a grande maioria que é realizada é para o tratamento de doenças benignas da região pélvica, porém podemos tratar do câncer de colo uterino, endométrio e ovário com histerectomias de maior porte cirúrgico ditas radicais, onde são realizados outros procedimentos cirúrgicos em conjunto.
Como é feita?
Pode ser feita por via vaginal, laparotomica (corte amplo no abdome – cicatriz tipo cesárea ou mediana dependendo do caso), ou minimamente invasiva por laparoscopia ou robótica. No ICJ damos preferência a via minimamente invasiva sempre que possível pelos benefícios na recuperação. Os pontos são internos (não visíveis) favorecendo a uma boa cicatrização.
Recuperação?
A histerectomia por via minimamente invasiva nos permite a dar alta no mesmo dia do procedimento ou no dia seguinte com necessidade de uso de analgésico de 3 a 5 dias. A é liberada para caminhar já a partir da alta hospitalar, e pode dirigir um carro em 7 dias. O retorno as atividades laboriais é relativo podendo ser entre 15 e 30 dias em função do tipo de esforço físico necessário. Exercício físicos são liberados com 30 dias e relação sexual com 45 a 60 dias.
Mudanças no corpo?
A paciente que realiza esta cirurgia não irá mais menstruar, a cirurgia não faz a paciente engordar e também não altera o desejo e nem prazer sexual. A bexiga não “cai” porque foi feita uma histerectomia. Nos primeiros dias existe uma distensão abdominal discreta que é relativa ao trauma cirúrgico e lentificação inicial do intestino pelo uso de analgésico, mas que com o passar dos dias o corpo se recupera e volta a como era anteriormente.
Tem mais dúvidas, qual o melhor tratamento para seu caso? Consulte com nossos médicos do Instituto de Cirurgia de Joinville, a nossa equipe está sempre pronta para ajudar.
date_rangeAgendar